Você sabe o que é Chorume?

O chorume é um resíduo líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos, também conhecido como percolado e lixiviado contém alta taxa de material orgânico e toxico.

O chorume possui uma coloração bastante escura, um odor forte característico, além de uma textura viscosa, geralmente é encontrado em lixões e aterros sanitários e se originam de três diferentes fontes, sendo elas:

  • Pela umidade natural do lixo, aumentando no período chuvoso;
  • Pela água que está presente na matéria orgânica, que escorre durante o processo de decomposição; e
  • Pelas bactérias existentes no lixo, que liberam enzimas, essas que dissolvem a matéria orgânica com formação de líquidos.

No entanto, sua composição varia de acordo com diversos fatores, como o tipo de detritos descartados sobre o solo, o tipo de solo da região, o teor de umidade do local, a quantidade de oxigênio distribuída, a forma como foi implantado o aterro sanitário, sua localização em relação ao lençol freático, condições ambientais locais, entre outros.

De um modo geral, na constituição desse líquido podem ser encontrados substâncias orgânicas (principalmente carbono e nitrogênio orgânico), além de materiais inorgânicos (dependendo da composição do resíduo)

O impacto do chorume no meio ambiente está relacionado com a sua fase de decomposição. Durante o processo de decomposição, irá ocorrer uma série de reações bioquímicas sendo a principal a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO*).

O aumento da DBO na decomposição do resíduo orgânico representa um grave problema ambiental, pois quando não houver a presença de oxigênio, irá ocorrer a decomposição anaeróbia da matéria orgânica, o que leva a produção de gases, como metano; gás carbônico, amônia e fenóis.

O Chorume obrigatoriamente precisa de tratamento e seguir os parâmetros vigentes antes de ser descartado ou reutilizado.

*DBO: “A DBO é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável presente na água.” (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Demanda_biologica_de_oxigenio)

Autor:

Carlos Ribeiro -Biólogo, Encarregado de Unidade de estação de tratamento, Serviços Logística e equipamentos FOXWATER

Fontes consultadas: Michaelis.uol, Wikipédia, 2engenheiros.com

Consulta profissional:

Émilin C.S - engenheira ambiental

fontes consultadas por ela: KUMAR, Sameer; KATORIA, Dhruv; SINGH, Gaurav. Leachate Treatment Technologies Leachate. Department of Environment Engineering, Delhi Technological University (D.C.E), Bawana, Delhi, India, 2013, 6 p.