NITROGÊNIO AMONIACAL (N-NH3)

O nitrogênio é um elemento essencial a vida. É também um constituinte de proteína em todos os organismos vivos e está presente em muitos depósitos minerais como nitratos.

Na matéria orgânica, o nitrogênio sofre decomposição desde proteínas complexas a aminoácidos, amônia, nitritos e nitratos.

Nas águas naturais ou nas águas poluídas (efluentes), o nitrogênio pode estar presente sob muitas formas, porém as mensuráveis em ensaios são nitrogênio amoniacal, nitrogênio albuminoide, nitrogênio orgânico, nitrito e nitrato, cujas concentrações somadas constituem o nitrogênio total.

O total do nitrogênio orgânico e do nitrogênio amoniacal é referido como nitrogênio Kjeldahl (NTK). O nitrogênio amoniacal faz parte do ciclo do nitrogênio.

Valores de NTK na faixa de 20 a 70mg/l são usuais em efluentes domésticos. Níveis muito elevados de NTK podem ser observados em efluentes de indústrias de alimentos, de processamento de carvão e coque e de fertilizantes. Os Chorumes de alguns aterros sanitários podem apresentar níveis muito elevados de nitrogênio amoniacal, da ordem de centena de miligramas por litro.

É comum referir-se à concentração de Nitrogênio Amoniacal total, que corresponde a soma dos teores de Nitrogênio Amoniacal na forma ionizada (N-NH3) e não ionizada (N-NH4).

Ambas as formas são tóxicas para a vida aquática, especialmente a forma não ionizada. O Nitrogênio amoniacal será oxidado nos corpos receptores por bactérias nitrificantes, o que pode causar significativo déficit de oxigênio dissolvido, com consequências prejudiciais aos ecossistemas aquáticos.

O nitrogênio amoniacal, portanto, tem efeitos ambientais nocivos ao promover o crescimento abundante de algas e plantas aquáticas, causar déficit de oxigênio nos cursos receptores e apresentar toxicidade às formas de vida aquática.

Técnicas aplicadas em tratamento de efluentes para Nitrogênio Amoniacal:

- Tratamento Biológico

- “STRIPPING”

- Troca Iônica

- Cloração

- Osmose Reverse

- Membrana especifica para Nitrogênio Amoniacal (gas transfer membrane technology).

Autor: Sidney Zanelli Jr. - Diretor Técnico de Tecnologia e Serviços de Tratamento de Efluentes

Fonte de Pesquisa: Manual de Tratamento de Efluentes Industriais (J.E.Cavalcanti); Tratamento Biológico de Efluentes (Geraldo Lippel SantAna)

A FOXWATER é detentora de tecnologia em tratamento de efluentes contaminado por Nitrogênio Amoniacal e outros processos e tecnologias que fazem parte do know-how.

Veja mais sobre nossos serviços e tecnologias em Remoção de Nitrogênio Amoniacal e tratamento de efluentes: 

https://www.foxwater.com.br/45/remocao-de-nitrogenio-amoniacal