BIOTECNOLOGIA

O centro de biotecnologia da Foxwater foi criado em 2015 com o objetivo de fornecer aos clientes equipamentos e produtos da mais alta qualidade para resolver problemas com os mais variados tipos de poluição de maneira sustentável.       

           Dentro deste contexto, a empresa vem trabalhando e investindo em pesquisas para desenvolver novos produtos que ajudem a acelerar o processo natural de decomposição de compostos poluentes. Este processo é conhecido como biorremediação natural.

           A biorremediação é um processo seguro e eficiente de regeneração natural de ecossistemas contaminados. Esta técnica utiliza microrganismos naturais, como bactérias, fungos, leveduras e enzimas capazes de remover ou neutralizar poluentes orgânicos e inorgânicos presentes nos solos, e nas águas. Esses microrganismos sobrevivem utilizando os poluentes para seu crescimento e reprodução transformando bioquimicamente substâncias perigosas em substâncias menos tóxicas.

           Essa técnica também pode ser otimizada através da bioaumentação e bioestimulação, em que há a aceleração no processo natural de degradação do poluente que é levada a cabo pelos próprios microrganismos da área contaminada, como o solo ou uma estação de tratamento de efluentes. Estas técnicas evitam adicionar microrganismos exógenos ou produtos importados com microrganismos isolados de outros países no local da contaminação.

           Por meio destas tecnologias o ambiente poluído pode ser purificado e alcançar os parâmetros exigidos para o descarte em aterros sanitários ou nos rios, sem prejudicar a biodiversidade local. Estas tecnologias são conhecidas como as soluções de mais baixo custo para a tratamento de efluentes, água e solos contaminados.

           Uma das áreas que a empresa vem trabalhando de forma exaustiva é o isolamento e seleção de bactérias da própria área contaminada através de técnicas e metodologias microbiológicas realizadas por profissionais altamente capacitados.  Este trabalho visa a utilização destas bactérias, com alto potencial de biodegradação, em formulações produzidas juntamente com meios de cultura e outros fatores de crescimento como micronutrientes e vitaminas que otimizam o metabolismo microbiano agregando eficiência  para o uso na biorremediação de áreas contaminadas.

           O centro de biotecnologia já possui em sua coleção de cultura, mais de 30 linhagens selecionadas, todos isolados do próprio local da contaminação e tratados no laboratório com nossa tecnologia de seleção para que fiquem com alta habilidade em degradar os compostos poluentes. Essas linhagens apresentam capacidade em degradar gorduras, DQO, DBO, nitrogênio total e amoniacal, além de corantes e derivados do petróleo. O objetivo é utilizar estas linhagens em futuras formulações em desenvolvimento no nosso centro de biotecnologia.

           Esta tecnologia poderá ser aplicada em efluentes industriais de petroquímicas, têxteis, indústria de alimentos, percolado de aterros sanitários ajudando as empresas a encontrar os padrões de descarte ideal da legislação economizando também nos custos do tratamento.

           Desta forma, além de levarmos aos nossos clientes soluções rápidas e eficazes, como projetos e instalações de estações de tratamento de efluentes, também oferecemos consultorias e biotecnologia para otimizar o tratamento de ambientes contaminados.