SISTEMA FÍSICO-QUÍMICO

O tratamento físico-químico consiste na remoção de contaminantes em suspensão através da adição de produtos químicos, formando compostos insolúveis e, consequentemente, passíveis de serem removidos por processos físicos de separação. Podem ser dispostos em:
- Métodos físico - químicos.
- Flotação por ar dissolvido.

Métodos Físico-Químicos

Os métodos físico-químicos são variados e aplicados para remover os contaminantes específicos presentes em água e/ou efluentes.
Esta etapa do tratamento é dimensionada através do uso de reatores nos quais se aplicam os agentes químicos estimulados por pela ação física (agitação e mistura). De acordo com o regime de geração da atividade industrial são configurados com o regime de tratamento contínuo ou por bateladas. As etapas são compostas:
Etapa de coagulação: adição de químicos com agitação rápida visando aumentar o contato entre as moléculas através de reações químicas.
Etapa de floculação: nesta etapa ocorre mistura lenta que irá proporcionar a formação de partículas denominadas flocos, mais densas que a água.
Etapa de decantação: é um processo de separação física as moléculas com maior peso que a água são decantadas e removidas para processo de prensagem.movidas para processo de prensagem. 

Flotação por ar dissolvido

Possuem as etapas de coagulação e floculação, porém estas ocorrem nas tubulações, o que aumenta a eficiência na reação química (agitação e mistura). Na etapa de separação física esta ocorre através da insuflação de ar dissolvido ajustado aos tamanhos das partículas, aumentando seu empuxo e causando sua ascensão.