GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ATERROS SANITÁRIOS

A situação de lixões, aterros e aterros sanitários ainda está longe de ser ideal, com processo completo: descarte, seleção, reciclagem, reuso e destinação final adequada.

Existe ainda a possibilidade de utilizar o gás gerado pela degradação do lixo orgânico e assim gerar energia elétrica.

Ainda hoje existem municípios que não dispõem de capacidade de ter um aterro sanitário próprio, acarretando no descarte em lixões a céu aberto, problema que é agravado com o crescimento da população e de atividades industriais produzindo mais resíduos e consumindo mais energia elétrica.

Fazendo o descarte apropriado dos resíduos sólidos em aterros sanitários e a coleta do biogás, que na sua composição o metano, gás inflamável com grande potencial energético. Sendo uma possível e tangível fonte de energia.

A Confederação Nacional dos Municípios – CNM – aponta que para um aterro sanitário ser um investimento viável o município deve ter no mínimo 100 mil habitantes. De acordo com dados do IBGE jul/2020, hoje existem:

- 326 cidades no Brasil com mais de 100 mil habitantes

- 3.782 cidades com menos de 20 mil habitantes

- 1.482 cidades tem mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes.

Sendo indicado pela CNM a formação de consórcios entre cidades com quantidade de habitantes insuficiente para financiar e justificar um aterro próprio.

Solução é o BIOGÁS 

Hoje o gás metano gerado nos aterros sanitários é queimado, diferente de lixões e aterros onde esse gás na maioria não é controlado sendo liberado diretamente na atmosfera.

O gás metano é mais prejudicial que o dióxido de carbono (CO₂), pois ele retem mais calor solar na atmosfera. Então a melhor solução é usar esse metano.

Quais os benefícios?

Com a decomposição dos resíduos orgânicos obtêm-se o biogás (metano), com a queima desse gás é gerado energia elétrica que alimenta a rede de alta tensão.

Dessa forma só temos a ganhar:

A coleta e o descarte em aterro sanitário garante a limpeza do ambiente urbano das cidades.

O devido acondicionamento desse resíduo sólido no aterro sanitário previne problemas de contaminação do solo, ar, água, animais e seres humanos, ou seja evita problemas de saúde pública e ambiental.

Produção de Biogás

Basicamente é a decomposição da matéria orgânica que libera o gás metano, que fica retido e é armazenado para ser transportado ou canalizado para ser utilizado em termoelétrica ou em outra função.

Leia sobre o processo aqui nesse link:

BIODIGESTOR – BIODIGESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

O que é biodiogestor? O que é biofertilizante? O que é biogás?

 Acesse a matéria anterior com mais detalhes sobre o assunto, aqui.

Um estudo recente estimou a produção de biogás gerado em um aterro sanitários que recebe resíduos sólidos de 120 mil habitantes. O estudo intitulado de “Estimativa Teórica da Geração de Biogás em Aterros Sanitários.” Foi publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

Foi considerado um aterro sanitário que deve receber resíduos sólidos durante 20 anos, entre outras considerações dentre os fatores como disponibilidade de nutrientes, pH, temperatura e, principalmente e umidade. Além de ter sido considerado o fator:

“...crescimento da população da ordem de 1% ao ano. A média anual de deposição de resíduo foi de 31.963 toneladas.”

“...podemos estimar um pico de geração de gás de 14.828.760 m3 de CH4/ano, tendo como média num período de 35 anos de 7.040.749 m³ por ano.”

“Considerando o início das operações para 2016, as emissões atingem o auge de produção no ano de 2037, com 5.722.000 m3 de biogás/ano, que é o ano após o fechamento do aterro sanitário considerado na simulação com uma vida útil de 20 anos,...”

O estudo conclui que existe a necessidade de aprofundamento em custos de investimento, instalação e manutenção, sendo uma alternativa viável:

“...do ponto de vista técnico e econômico quanto do ambiental, é notório também que esta é uma tecnologia crescente nos países desenvolvidos e que futuramente se tornará importante no Brasil.”

Em resumo o Biogás é sustentável , uma alternativa de fonte de energia, podendo ser utilizado em caldeiras convertidos em calor para indústria ou subsequente em energia elétrica.

O processo de biodigestão é um processo natural que ocorre na natureza com os compostos orgânicos, porem quando realizado de forma controlada, não traz riscos de contaminação e explosão, podendo ainda ser uma fonte de gás e biofertilizante para comercializar.

MODELAGEM, PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR

Com uma grande opções de aplicações de biodigestores, é necessário uma ferramenta que possibilite a otimização desses sistemas.

Sendo possível construir um biodigestor com facilidade e rapidez na montagem, e assim permitindo atender regiões remotas.

Consulte a FOXWATER estamos prontos para fazer o projeto ideal para o seu negócio. Assim você aproveita um material que antes era descartado e reverta em energia para sua empresa e biofertilizante.

Fonte:

https://www.portaldobiogas.com

https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/cnm-esclarece-obrigacoes-municipais-quanto-a-gestao-de-residuos-solidos

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-ambiental/geracao-de-biogas

NECKER, Helder Sumeck; CÂMARA, Patrícia Trabuco. Estimativa Teórica da Geração de Biogás em Aterros Sanitários. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 2, Vol. 16. pp. 356-363., março de 2017. ISSN: 2448-0959

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 25 anos e atuando no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

 Possui:

 - Profissionais especialistas como técnicos e engenheiros.

 -Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal, entre outros.

 -Equipamentos automatizados.

 -Além dos tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0733

Vendas@foxwater.com.br

https://www.foxwater.com.br