EFLUENTE DE INDÚSTRIA DE TINTAS
O mercado industrial de tintas e derivados no Brasil cresceu bastante nos últimos anos acompanhando o crescimento da economia e o de outros mercados consumidores, que utilizam tinta como matéria-prima. O seguimento de tintas sempre investe em pesquisa e desenvolvimento, atingindo níveis altos de exigência, com capacidade de concorrência no mercado internacional.
O Brasil é o quinto país do mundo em mercado industrial de tintas, mercado que tem como principais consumidores o setor imobiliário, indústria em geral, pintura automotiva e as montadoras de carros. A fabricação de tintas é um dos setores industriais mais poluentes ao meio ambiente.
As tintas são fabricadas com diferentes tipos de matérias-primas, contendo principalmente: resina ou polímero, pigmentos, solventes e aditivos.
Os pigmentos responsáveis pela coloração são à base de esmaltes sintéticos e metais pesados, sendo o efluente formado com alto potencial poluidor, contaminando corpo receptor e todos que consumirem desse corpo hídrico, podendo causa mortandade de peixes e outros animais.
Os tipos de tratamentos empregados podem ser vários, tudo depende das características da indústria e dos produtos fabricados. Normalmente ou na maioria dos casos de efluentes de indústria de tintas as características do efluente são: poluentes inorgânicos, metais pesados e material orgânico não biodegradável. Sendo assim é empregado o processo físico-químico, com as etapas de coagulação, floculação, sedimentação, separação por membrana de ultrafiltração e filtração. Quando existe a presença de compostos orgânicos é possível empregar processo Oxidativo Avançado (POA) e tratamento biológico. A FOXWATER é uma das primeiras empresas brasileiras a utilizar esse processo em escala industrial, para eliminação de compostos orgânicos complexos e remoção de cargas orgânicas elevadas.
Com a pesquisa em tecnologia também existe a preocupação com o meio ambiente e os recursos naturais, assim buscando processos fabris mais ecológicos e sustentáveis. Os estudos de desenvolvimento de novos produtos do segmento de tintas envolve desempenhos, durabilidade e proteção do material que vai receber a tinta, mas por outro lado também existe a preocupação em criar produtos ecológicos e menos agressivos, com redução ou substituição de produtos tóxicos, como exemplo substituir solventes químicos pôr à base de água.
A FOXWATER é especialista em tratamento de efluentes industriais desde o mais simples ao mais complexo, seja do seguimento químico, farmacêutico, tintas e solventes, alimentos, bebidas, entre outros.
A FOXWATER é comprometida com as suas atividades, com as comunidades e os reflexos que isso causa. Estando empenhada com as questões sociais e ambientais, apoiando a agenda 2030 da ONU e os objetivos de desenvolvimento sustentável. Estando diretamente envolvida com a universalização da Água e Saneamento no Brasil e no Mundo.
Estação de Tratamento - ETAPA Físico-Quimico