EFLUENTE DE INDÚSTRIA DE TINTAS

O mercado industrial de tintas e derivados no Brasil cresceu bastante nos últimos anos acompanhando o crescimento da economia e o de outros mercados consumidores, que utilizam tinta como matéria-prima. O seguimento de tintas sempre investe em pesquisa e desenvolvimento, atingindo níveis altos de exigência, com capacidade de concorrência no mercado internacional.

O Brasil é o quinto país do mundo em mercado industrial de tintas, mercado que tem como principais consumidores o setor imobiliário, indústria em geral, pintura automotiva e as montadoras de carros. A fabricação de tintas é um dos setores industriais mais poluentes ao meio ambiente.

As tintas são fabricadas com diferentes tipos de matérias-primas, contendo principalmente: resina ou polímero, pigmentos, solventes e aditivos.

Os principais mercados consumidores são o setor imobiliário, industria em geral, pintura automotiva e as montadoras de carro.

Os pigmentos responsáveis pela coloração são à base de esmaltes sintéticos e metais pesados, sendo o efluente formado com alto potencial poluidor, contaminando corpo receptor e todos que consumirem desse corpo hídrico, podendo causa mortandade de peixes e outros animais. 

Os tipos de tratamentos empregados podem ser vários, tudo depende das características da indústria e dos produtos fabricados. Normalmente ou na maioria dos casos de efluentes de indústria de tintas as características do efluente são: poluentes inorgânicos, metais pesados e material orgânico não biodegradável. Sendo assim é empregado o processo físico-químico, com as etapas de coagulação, floculação, sedimentação, separação por membrana de ultrafiltração e filtração. Quando existe a presença de compostos orgânicos é possível empregar processo Oxidativo Avançado (POA) e tratamento biológico. A FOXWATER é uma das primeiras empresas brasileiras a utilizar esse processo em escala industrial, para eliminação de compostos orgânicos complexos e remoção de cargas orgânicas elevadas. 

Com a pesquisa em tecnologia também existe a preocupação com o meio ambiente e os recursos naturais, assim buscando processos fabris mais ecológicos e sustentáveis. Os estudos de desenvolvimento de novos produtos do segmento de tintas envolve desempenhos, durabilidade e proteção do material que vai receber a tinta, mas por outro lado também existe a preocupação em criar produtos ecológicos e menos agressivos, com redução ou substituição de produtos tóxicos, como exemplo substituir solventes químicos pôr à base de água.

A FOXWATER é especialista em tratamento de efluentes industriais desde o mais simples ao mais complexo, seja do seguimento químico, farmacêutico, tintas e solventes, alimentos, bebidas, entre outros.

A FOXWATER é comprometida com as suas atividades, com as comunidades e os reflexos que isso causa. Estando empenhada com as questões sociais e ambientais, apoiando a agenda 2030 da ONU e os objetivos de desenvolvimento sustentável. Estando diretamente envolvida com a universalização da Água e Saneamento no Brasil e no Mundo.

Estação de Tratamento - ETAPA Físico-Quimico

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 25 anos e atuando no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

Possui:

-Profissionais especialistas como técnicos e engenheiros.

-Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal, entre outros.

-Equipamentos automatizados.

-Além dos tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0733

Vendas@foxwater.com.br