DESSALINIZAÇÃO NO CEARÁ

IMAGEM ILUSTRATIVA DO LITORAL DO CEARÁ, POREM O PROBLEMA DE SECA SE CONCENTRA NO INTERIOR DO ESTADO, ONDE ESTÁ LOCALIZADO O SERTÃO.

A escassez de água no Ceará é um problema recorrente e afeta diretamente a saúde pública, a economia e o meio ambiente. As altas temperaturas, a precipitação pluviométrica irregular com má distribuição no tempo e no espaço, a ausência de rios caudalosos e perenes, e a hidrogeologia da região muitas vezes com água subterrânea salobra, são fatores desfavoráveis que propiciam a escassez de água doce apropriada para consumo humano e animal.

O setor agropecuário é responsável por aproximadamente 5% da economia do estado e é um dos setores mais afetados com a falta de água. 

A geração de energia também é afetada devido aos baixos níveis dos reservatórios de água das hidrelétricas, precisando recorrer as usinas termelétricas, onde a energia é mais onerosa e são utilizados fontes de energia mais poluentes para o meio ambiente. As famílias que vivem na região do Sertão são atingidas pela seca, com falta de alimento e água sem nem imaginar acesso adequado ao saneamento básico.

Devido à falta de água superficial na região e por conta dos problemas citados acima, há um crescimento na busca e utilização das águas subterrâneas. Porém 75% do Estado do Ceará encontra-se em embasamento cristalino, isto é, um ambiente totalmente propício a um elevado nível de salinidade nas águas subterrâneas. A maioria dos poços perfurados na região são de águas salobras, improprias para consumo.

Assim, faz-se necessário a busca por alternativas viáveis para minimizar a escassez de água da região. 

A DESSALINIZAÇÃO É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA.

A tecnologia usada no processo FOXWATER de dessalinização retira o excesso de sais presentes em águas salobras subterrâneas e também na água do mar, sendo muito importante para garantir uma água tratada para consumo humano.

MÉTODOS EMPREGADOS NO PROCESSO:

- Filtração automática: é um sistema de autolimpeza, que oferece uma solução de filtração para águas que apresentam um elevado índice de sólidos em suspensão.

- Osmose reversa: é o processo onde a água flui através de uma membrana semipermeável que bloqueia a passagem de sais ou outros solutos. Desta forma dois líquidos com diferentes concentrações salinas tendem a alcançar o equilíbrio através da pressão osmótica.

O volume e as características dos rejeitos gerados pelas unidades de dessalinização são condicionados a qualidade da água do poço onde o sistema será instalado.

Os sistemas de tratamento FOXWATER possibilitam ao Estado o desenvolvimento de diferentes projetos socioeconômicos no semiárido, tornando-se viável desde a implantação de projetos de irrigação para agricultura até a reutilização da água de rejeitos gerados por nossos sistemas dessalinizadores. Em média nossas unidades de dessalinização produzem 50% de rejeito.

ALTERNATIVAS DE SOLUÇÕES PARA O REJEITO:

· Tanques de Evaporação e Cristalização: Instalação de tranques para evaporação de rejeito

· Incentivo a Carcinicultura e Tilapicultura: Desenvolvimento de grandes tanques para o reaproveitamento do rejeito para alimentação de tanques para o cultivo de Camarão ou Tilápia

·   Cultivo do Feno de erva-sal: Capim resistente a água salobra, utilizado para alimentação de caprinos e ovinos.

Injeção em poços profundos e Disposição diretamente no solo (mediante autorização do órgão ambiental).

Autora: Mariana Paiva

Engenheira Ambiental e Sanitarista

Assistente comercial na FOXWATER

REFERÊNCIAS

http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo5/55.htm

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ. Cenário atual dos recursos hídricos do Ceará. Fortaleza: INESP, 2008.

Coesus – Coalizão Não Fracking Brasil e 350.org Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/11/2017.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Indicadores Econômicos do Ceará. IPECE. Ceará-Brasil. 2017.

Sertão enfrenta a pior seca em 50 anos. Senado Federal. Brasília-DF, 23 de

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 25 anos e atuando no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

Possui:

-Profissionais especialistas como técnicos e engenheiros.

-Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal, entre outros.

-Equipamentos automatizados.

-Além dos tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0733

Vendas@foxwater.com.br

https://www.foxwater.com.br/2/contato