DESSALINIZAÇÃO NO CEARÁ
IMAGEM ILUSTRATIVA DO LITORAL DO CEARÁ, POREM O PROBLEMA DE SECA SE CONCENTRA NO INTERIOR DO ESTADO, ONDE ESTÁ LOCALIZADO O SERTÃO.
A escassez de água no Ceará é um problema recorrente e afeta diretamente a saúde pública, a economia e o meio ambiente. As altas temperaturas, a precipitação pluviométrica irregular com má distribuição no tempo e no espaço, a ausência de rios caudalosos e perenes, e a hidrogeologia da região muitas vezes com água subterrânea salobra, são fatores desfavoráveis que propiciam a escassez de água doce apropriada para consumo humano e animal.
O setor agropecuário é responsável por aproximadamente 5% da economia do estado e é um dos setores mais afetados com a falta de água.
A geração de energia também é afetada devido aos baixos níveis dos reservatórios de água das hidrelétricas, precisando recorrer as usinas termelétricas, onde a energia é mais onerosa e são utilizados fontes de energia mais poluentes para o meio ambiente. As famílias que vivem na região do Sertão são atingidas pela seca, com falta de alimento e água sem nem imaginar acesso adequado ao saneamento básico.
Devido à falta de água superficial na região e por conta dos problemas citados acima, há um crescimento na busca e utilização das águas subterrâneas. Porém 75% do Estado do Ceará encontra-se em embasamento cristalino, isto é, um ambiente totalmente propício a um elevado nível de salinidade nas águas subterrâneas. A maioria dos poços perfurados na região são de águas salobras, improprias para consumo.
Assim, faz-se necessário a busca por alternativas viáveis para minimizar a escassez de água da região.
A DESSALINIZAÇÃO É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA.
A tecnologia usada no processo FOXWATER de dessalinização retira o excesso de sais presentes em águas salobras subterrâneas e também na água do mar, sendo muito importante para garantir uma água tratada para consumo humano.
MÉTODOS EMPREGADOS NO PROCESSO:
- Filtração automática: é um sistema de autolimpeza, que oferece uma solução de filtração para águas que apresentam um elevado índice de sólidos em suspensão.
- Osmose reversa: é o processo onde a água flui através de uma membrana semipermeável que bloqueia a passagem de sais ou outros solutos. Desta forma dois líquidos com diferentes concentrações salinas tendem a alcançar o equilíbrio através da pressão osmótica.
O volume e as características dos rejeitos gerados pelas unidades de dessalinização são condicionados a qualidade da água do poço onde o sistema será instalado.
Os sistemas de tratamento FOXWATER possibilitam ao Estado o desenvolvimento de diferentes projetos socioeconômicos no semiárido, tornando-se viável desde a implantação de projetos de irrigação para agricultura até a reutilização da água de rejeitos gerados por nossos sistemas dessalinizadores. Em média nossas unidades de dessalinização produzem 50% de rejeito.
ALTERNATIVAS DE SOLUÇÕES PARA O REJEITO:
· Tanques de Evaporação e Cristalização: Instalação de tranques para evaporação de rejeito
· Incentivo a Carcinicultura e Tilapicultura: Desenvolvimento de grandes tanques para o reaproveitamento do rejeito para alimentação de tanques para o cultivo de Camarão ou Tilápia
· Cultivo do Feno de erva-sal: Capim resistente a água salobra, utilizado para alimentação de caprinos e ovinos.
Injeção em poços profundos e Disposição diretamente no solo (mediante autorização do órgão ambiental).
Autora: Mariana Paiva
Engenheira Ambiental e Sanitarista
Assistente comercial na FOXWATER
REFERÊNCIAS
http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo5/55.htm
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ. Cenário atual dos recursos hídricos do Ceará. Fortaleza: INESP, 2008.
Coesus – Coalizão Não Fracking Brasil e 350.org Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/11/2017.
INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Indicadores Econômicos do Ceará. IPECE. Ceará-Brasil. 2017.
Sertão enfrenta a pior seca em 50 anos. Senado Federal. Brasília-DF, 23 de