BIODIGESTOR – BIODIGESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

O que é biodiogestor? O que é biofertilizante? O que é biogás?

A biodigestão anaeróbica é um processo que transforma resíduos orgânicos, como restos de alimentos e excremento de animais, em biofertilizante e em biogás.

O biofertilizante é utilizado como adubo orgânico natural, rico em nitrogênio.

O biogás é composto principalmente por metano e pode ser empregado na geração de energia térmica e energia elétrica.

Entretanto a biodigestão não é muito adotada no Brasil, pela razão de falta de mão de obra especializada, pouco apoio financeiro e falta de investimento em tecnologia.

Com a intensão de se opor as dificuldades apresentadas é que a FOXWATER visa atender de forma completa, projetando, construindo e operando a planta de biodigestor modular. Com a vantagem de ser de fácil instalação, possibilitando a montagem em lugares remotos.

A criação de animais causa a geração de dejetos com alto poder contaminante, que se não forem corretamente coletados e tratados podem causa problemas ambientais e de saúde pública.

O lixo doméstico é formado de aproximadamente 50% por matéria orgânica, que vai para lixões e aterros misturados a compostos inorgânicos, materiais recicláveis e outros materiais contaminantes, sem ter um destino apropriado.

Vantagens

  • O Brasil possui um dos maiores rebanhos de suínos e aves do mundo.
  • Uma alternativa ecológica e economicamente atrativa é utilizar um biodigestor. O biodigestor faz a biodigestão anaeróbica, ou seja, decompõe a matéria orgânica.

IMAGEM ILUSTRATIVA DE DE UM BIODIGESTOR

O processo de biodigestão anaeróbica consiste na fermentação de matéria orgânica por bactérias na ausência de oxigênio, sendo um processo natural dividido em 4 etapas: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese.

·                   Hidrólise: As bactérias envolvidas liberam enzimas que quebram e degradam os compostos orgânicos complexos, como carboidratos, proteínas e lipídios em compostos orgânicos simples, como açúcares, aminoácidos, peptídeos, glicerina e ácidos graxos e que são consumidas pelas bactérias e metabolizadas.

·                   Acidogênese: Na etapa de Acidogênese os produtos hidrolisados são metabolizados pelas bactérias transformando as em álcoois (etanol), cetonas, (acetona), aldeídos, hidrogênio, dióxido de carbono e principalmente ácidos orgânicos (ácido acético, propanóico, ácido butanóico, ácido láctico). Durante o processo ocorre o crescimento com novas células bacterianas.

·                   Acetogênese: Bactérias acetogênicas transforma os compostos produzidos no processo de Acidogênese em ácido etanóico (ácido acético), hidrogênio e gás carbônico. É necessário manter o controle do hidrogênio, pois a grande concentração de hidrogênio prejudica o processo.

·                   Metanogênese: Nessa etapa ocorrem dois processos, primeiro a partir do ácido acético obter metano e gás carbônico, e segundo do Hidrogênio e gás carbônico para originar metano e água.

ácido acético => metano + dióxido de carbono

dióxido de carbono + hidrogênio => metano e água

Ao final desses processos obtêm-se o biogás, que é composto por metano e gás carbônico e pode ser utilizado como combustível, também é gerado um resíduo rico em nitrogênio, que pode ser usado como adubo ou biofertilizante.


Tratamento e purificação do Biogás

O biogás recebe tratamento, o gás sulfídrico e a umidade são removidos, para evitar problemas de corrosão nos equipamentos. Em seguida, o biogás é comprimido e injetado em dispositivos de armazenagem para posteriormente ser transportado e ser utilizado em motor gerador, e assim obter energia elétrica e/ou térmica. Esta energia pode suprir a demanda de uma fazenda, fábrica ou ser vendida.

O processo de biodigestão é um processo natural que ocorre na natureza com os compostos orgânicos, porem quando realizado de forma controlada, não traz riscos de contaminação e explosão, podendo ainda ser uma fonte de gás e biofertilizante para comercializar.

MODELAGEM, PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE BIODIGESTOR

Com uma grande opções de aplicações de biodigestores, é necessário uma ferramenta que possibilite a otimização desses sistemas.

Sendo possível construir um biodigestor com facilidade e rapidez na montagem, e assim permitindo atender regiões remotas.

Consulte a FOXWATER estamos prontos para fazer o projeto ideal para o seu negócio. Assim você aproveita um material que antes era descartado e reverta em energia para sua empresa e biofertilizante.

Fonte:

https://www.portaldobiogas.com

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 25 anos e atuando no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

Possui:

-Profissionais especialistas como técnicos e engenheiros.

-Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal, entre outros.

-Equipamentos automatizados.

-Além dos tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0733

Vendas@foxwater.com.br

https://www.foxwater.com.br/2/contato