TRATAMENTO E REMOÇÃO DE NITROGÊNIO AMONIACAL

O QUE É NITROGENIO AMONIACAL?

COMO REDUZIR NITROGENIO AMONIACAL?

COMO REMOVER NITROGENIO AMONIACAL?

NITROGENIO AMONIACAL É O MESMO QUE AMONIA?

O nitrogênio amoniacal (NH 3 -N) é um poluente tóxico muito comum, tem origem em lixiviados (Chorume) de aterros sanitários, ou em resíduos como esgoto, fezes em meio líquido e outros resíduos orgânicos líquidos.

A presença de Nitrogênio Amoniacal é um indicador de poluição em fontes naturais, sendo usado como uma medida de prevenção a saúde pública, já que a sua presença indica contaminação, podendo causar intoxicação se consumida.

IMAGEM ILUSTRATIVA DE LIXÃO COM DESCARTE INAPROPRIADO, FONTE DE CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA, SOLO E AR.

Nos ambientes aquáticos o nitrogênio total amoniacal (representado por NHx) se apresenta nas formas dos íons amônio [NH4+] e amônia [NH3] dissolvidos. Por convenção, A maioria dos autores denominam o NH4+ de amônia ionizada e o NH3 de amônia não ionizada.

A presença de Nitrogênio Amoniacal significa que a fonte de águas recebeu efluente sem tratamento, dejetos industriais ou agrotóxicos, sendo tóxico para muitos organismos podendo causar desequilíbrio ambiental com mortes de organismos que vivem ou consomem essa fonte de água.

A concentração de nitrogênio amoniacal é medida em miligramas por litro, sendo um teste muito comum em sistemas e instalações de tratamento de água.

O valor do nitrogênio amoniacal é usado de indicador em sistemas de tratamento de percolado de aterros devidamente projetados. O lixiviado (chorume) é coletado e recebe tratamento antes de ser descartado, testando a qualidade final da água após o tratamento.

O termo remoção de NH 3 -N é utilizado em publicações científicas como uma forma abreviada de representar a amônia na água.

O nitrogênio é um elemento essencial a vida e também constituinte das proteínas em todos os organismos vivos e está presente em muitos depósitos minerais como nitratos.

Nas águas naturais ou nas águas poluídas (efluentes), o nitrogênio pode estar presente sob muitas formas, porém as mensuráveis em ensaios são nitrogênio amoniacal, nitrogênio albuminoide, nitrogênio orgânico, nitrito e nitrato, cujas concentrações somadas constituem o nitrogênio total.

O total do nitrogênio orgânico e do nitrogênio amoniacal é referido como nitrogênio Kjeldahl (NTK). O nitrogênio amoniacal faz parte do ciclo do nitrogênio.

Valores de NTK na faixa de 20 a 70mg/l são toleradas. Níveis muito elevados de NTK podem ser observados em efluentes de indústrias de alimentos, de processamento de carvão, coque e de fertilizantes. Os Chorumes de alguns aterros sanitários podem apresentar níveis muito elevados de nitrogênio amoniacal, da ordem de centena de miligramas por litro.

COMO TRATAR E REMOVER O NITROGÊNIO AMONIACAL?

Existem várias técnicas utilizadas para eliminar o nitrogênio Amoniacal, podemos citar as seguintes:

·        REMOÇÃO BIOLÓGICA POR NITRIFICAÇÃO E DESNITRIFICAÇÃO: A Nitrificação é a primeira etapa do processo de remoção biológica de nitrogênio, em que a amônia é oxidada a nitrito e o nitrito é oxidado a nitrato. A remoção biológica do nitrato a óxido nítrico, óxido nitroso e gás nitrogênio é denominada desnitrificação.

·        NITRIFICAÇÃO E DESNITRIFICAÇÃO SIMULTÂNEA: Para otimizar o processo de eliminação de nitrogênio corresponde à nitrificação e desnitrificação simultânea (SND), sendo que os dois processos ocorrem em um mesmo reator, sob as mesmas condições e ao mesmo tempo.

·        TECNOLOGIA DE AIR STRIPPING: utiliza o NH3 da fase líquida (água Residuárias) para a fase gasosa (gás de arraste).

·        ELETRODIÁLISE (ED): É um processo que pode ser empregado na remoção de compostos nitrogenados de água potável, pelo fato de que esse tipo de membrana preserva as características da água, ou seja a maioria dos íons são mantidos na água, enquanto os íons nitrato são removidos.

·        ADSORÇÃO: Adsorção do íon NH4+ em águas produzidas por determinados tipos de zeólitas naturais. Zeólitas são materiais cristalinos microporosos utilizados como catalisadores em processos das indústrias de refino de petróleo, química e petroquímica, assim como no controle ambiental. Além de seus microporos, as zeólitas apresentam propriedades específicas, como a capacidade de troca iônica.

·        OSMOSE REVERSA (OR): é um processo segundo o qual a água flui através de uma membrana semipermeável que bloqueia a passagem de sais ou outros solutos através dela. Isto significa que dois líquidos com diferentes concentrações salinas, armazenados em um recipiente e separados apenas por uma membrana semipermeável e tendem a alcançar o equilíbrio (isto é, tendem à mesma concentração de contaminantes).

·        Cloração: Com a adição de cloro a maioria dos compostos nitrogenados são oxidados. Os produtos clorados mais comuns usados nas unidades de tratamento de águas são: gás cloro (Cl2), hipoclorito de cálcio [Ca(OCl)2], hipoclorito de sódio [NaOCl] e dióxido de cloro (ClO2). Este último não reage com a amônia.(esse processo não é muito recomendado , pois gera compostos cancerígenos).


Lagoa de Lixiviado ou Chorume.

Aterro sanitário e lagoa de Lixiviado

Estação de Tratamento de Chorume

Aterro sanitário e lagoa de Lixiviado 2

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 25 anos e atuando no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

Possui:

-Profissionais especialistas como técnicos e engenheiros.

-Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal, entre outros.

-Equipamentos automatizados.

-Além dos tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0733

Vendas@foxwater.com.br

https://www.foxwater.com.br/2/contato