RECUPERAÇÃO DE LIXÕES E ATERROS CONTROLADOS

Estima-se que são produzidos 1,3 kg de lixo por pessoa em um dia. No Brasil, são aproximadamente 210 milhões de pessoas, portanto produzindo algo em torno de 273 mil toneladas de lixo dia.

Os resíduos sólidos urbanos (RSUs), chamados comumente de lixo, são originados da atividade e consumo doméstico e comercial dos centros urbanos. O lixo tem composição muito variada de resíduos, como restos de alimentos, vidros, papeis, plásticos, metais e outros.

De acordo com estudo “Panorama dos Resíduos Sólidos 2018/2019” da ABRELPE (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública) 92% do total de resíduo sólido produzido é coletado. Do lixo que é coletado 59,5% recebe destinação adequada.

Os resíduos sólidos que não são adequadamente destinados geram grande risco para o meio ambiente, pois podem causar contaminação do solo e fontes hídricas, como um rio e lençol freático.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi criada para regulamentar e estabelecer ações, por exemplo, o fim dos lixões. De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) no Brasil ainda existem três mil lixões. Isso ocorre devido à falta de planejamento e infraestrutura principalmente de pequenos municípios, que indispõem de recursos para investimento.

O prazo para desativar Lixões expirou em 02/08/2014, ocorreu a prorrogação, mas de nada adiantou, os lixões continuaram pois os municípios alegam falta de recursos para investimento. Aprovada pelo senado em 24/06/2020 apenas aguardando sanção presidencial, a Nova lei do Saneamento Básico - Projeto de Lei n° 4162, de 2019 - estende novamente o prazo de fim dos lixões:

·        Capitais e regiões metropolitanas até 2021.

·        Municípios com menos de 50 mil habitantes até 2024.

Alguns dos impactos causados por descarte inapropriado em lixões:

·        O lixo em decomposição gera um liquido altamente contaminante, chorume, que pode contaminar o solo, águas subterrâneas e outros corpos hídricos.

·        Pessoas atraídas pela coleta de materiais para reciclagem e animais em busca de alimento podem ser contaminados por doenças.

Emissão de gases poluidores, causando o efeito estufa (aquecimento global) e risco de causar explosões e incêndio.

Para resolver o problema causado por lixões:

·        Acabar com todos os lixões irregulares e implementar gestão de recuperação da área agravada, como solo e águas subterrâneas.

·        Implementar novos aterros sanitários em substituição do aterro que foi fechado, a fim de evitar o surgimento de lixões clandestinos e descarte em locais inapropriados.

É imprescindível que os municípios criem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos com coleta, coleta seletiva, destinação para reciclagem, compostagem de material orgânico, tratamento dos resíduos com fator poluidor, acondicionamento em aterro sanitário, tratamento e descarte apropriado de chorume.

Os Resíduos Sólidos podem ser perigosos, sendo necessário um sistema de coleta, classificação, tratamento e descarte adequado e rigoroso. Deve ser tratado com muita cautela durante os processos de Gestão de Resíduos e com muita seriedade por empresas especializadas na sua destinação.

A FOXWATER tem experiência, conhecimento e tecnologia para fazer a gestão ideal de resíduos sólidos, contando com instrumentos importantes para permitir o controle necessário para um manejo adequado de resíduos sólidos. Realiza estudos e planejamento desde Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Plano de Coleta Seletiva, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, Conversão de Lixões em aterros controlados assim como a coleta, processamento, destinação, tratamento e descarte. Tudo para Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Foto: Lixão

Plano de recuperação de áreas contaminadas.

Aterro sanitário: Gerenciamento de resíduos.

Coleta seletiva e compostagem de orgânicos.

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 28 anos, atua no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

A empresa tem na sua Equipe de profissionais especialistas; É detentora de Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal e outros.

Sendo Referencia em tratamentos de efluentes industriais, esgoto doméstico, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização, água oleosa e outros e efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

e-mails:  vendas@foxwater.com.br ou contato@foxwater.com.br

Telefones de contato e Whatsapp: (19) 97169-5377 ou (19) 99924-8819 ou (19) 3262-0730

ENTRE EM CONTATO CONOSCO OU DEIXE SEUS DADOS ABAIXO QUE NÓS TE CONTATAMOS!

Unidade FOXWATER Serviços

Unidade GRUPO FOXPAR

Rua Guapuruvu,377 - SALA 19 Lot. Alphaville Campinas, Campinas - SP, 13098-322