Série: Semana mundial do meio ambiente

SOLO x POLUIÇÃO

O Solo se constitui da decomposição orgânica de animais, plantas e parte inorgânica composta por fragmentos de rochas. O Solo tem fundamental participação no MEIO AMBIENTE.

A proteção ao Solo é cada vez mais abordada em Legislações dos órgãos competentes, com o intuito de controlar, remediar e evitar a sua contaminação. 

A poluição do Solo afeta todo o ciclo de nutrientes presentes nele. O ciclo de carbono, nitrogênio, fósforo e água, são de extrema importância para qualidade do solo, impactando plantações, corpos hídricos, aquíferos e na fauna existente no solo.

Mas, quando se intensificou a poluição?

A poluição do Solo teve início da Revolução Industrial com a utilização de ativos químicos, lançados em meios naturais. Esses poluentes foram atingindo diretamente o ambiente. A deposição destes sedimentos no solo foi acumulando durante anos e se intensificou com o avanço da urbanização, criação de industrias e atividades agrícolas usando agentes químicos.

Ao atingir a superfície do solo, um contaminante é absorvido, arrastado pelo vento ou pelas águas, lixiviado por águas de infiltração, ultrapassando camadas inferiores do solo e atingindo águas subterrâneas.

O avanço da urbanização é irreversível. É necessário nos adaptar e buscar alternativas para minimizar tais processos.

Hoje, o Solo é altamente utilizado para disposição de resíduos sólidos urbanos, os ATERROS SANITÁRIOS. Utiliza-se uma área a céu aberto para disposição destes resíduos sobre uma manta impermeabilizante para proteção do solo, sendo cobertos com uma camada de terra periodicamente ou conforme necessidade, compactados para diminuir ao menor volume e área possível. O processo de degradação do resíduo orgânico gera o líquido chorume. Este efluente necessita ser coletado e tratado, pois é tóxico, tanto para o solo, água e saúde humana.

Sempre buscando minimizar os impactos, a FOXWATER oferece serviços de conversão de Lixões em Aterros controlados minimizando o impacto sobre o Solo. Há mais de 15 anos oferece tratamento de Chorume proveniente de aterros. Atualmente operamos estações de tratamento de Chorume em grandes ATERROS do Estado de São Paulo. Sempre priorizando as melhores e mais novas tecnologias para melhores resultados e volumes de tratamento.

Autora: Samara Lanna Gioia - Engenharia Civil Profissional da área de Orçamentos,Custos e Planejamento Orçamentário

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 28 anos, atua no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

A empresa tem na sua Equipe de profissionais especialistas; É detentora de Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal e outros.

Sendo Referencia em tratamentos de efluentes industriais, esgoto doméstico, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização, água oleosa e outros e efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

e-mails:  vendas@foxwater.com.br ou contato@foxwater.com.br

Telefones de contato e Whatsapp: (19) 97169-5377 ou (19) 99924-8819 ou (19) 3262-0730

ENTRE EM CONTATO CONOSCO OU DEIXE SEUS DADOS ABAIXO QUE NÓS TE CONTATAMOS!

Unidade FOXWATER Serviços

Unidade GRUPO FOXPAR

Rua Guapuruvu,377 - SALA 19 Lot. Alphaville Campinas, Campinas - SP, 13098-322