SÉRIE COVID-19 - O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DURANTE A PANDEMIA

A pandemia instaurada mundialmente tem gerado indagações, perguntas sem respostas e incógnitas que somente o tempo responderá. Como por exemplo, o assunto já abordado anteriormente no BLOG FOXWATER, “MAS, É POSSÍVEL SER CONTAMINADO INGERINDO ÁGUA? E ATRAVÉS DE ESGOTO OU RESÍDUOS SÓLIDOS?” (Leia aqui esse artigo: https://www.foxwater.com.br/222/tratamento-de-agua-de-esgoto-e-o-coronavirus-covid-19).

Outra questão que cria dúvidas e insegurança é o gerenciamento de resíduos sólidos durante a pandemia. A OMS (Organização Mundial da Saúde) faz recomendações de como proceder com o gerenciamento em tempos de pandemia. Desde então, os órgãos competentes vêm tomando medidas preventivas.

Grande parte do serviço que envolve a coleta seletiva foi suspensa, a indústria de processamento está paralisada decorrente da quarentena, a coleta seletiva feita pelos municípios também na sua maior ou quase totalidade estão suspensos. 

Essa medida é uma forma de prevenção para assegurar a população e reduzir os riscos de contaminação de COVID-19.

A suspensão das atividades de coleta seletiva visa primeiramente resguardar os catadores, que fazem a coleta e que entram em contado direto com o material que pode estar contaminado, prezando também pela saúde de todos que fazem parte da cadeia de reciclagem.

O QUE A SUSPENSÃO DA COLETA SELETIVA IMPLICA?

A suspensão tem como fim proteger as pessoas envolvidas que entram em contato direto com material que pode estar contaminado.

Essa paralização das atividades de coleta, processamento e destinação de material para reciclagem trazem reflexos, dos quais podemos destacar os seguintes:

· Aumento da demanda de resíduos sólidos para ser coletado pelos caminhões nas residências.

· Aumento da quantidade de resíduos sólidos em lixões e aterros sanitários. 

De acordo com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) houve aumento entre 15 a 25% do volume de resíduos doméstico durante a Pandemia. E por conta do isolamento social ainda apontam que a geração de resíduos hospitalares deve aumentar de 10 a 20 vezes.

Outros indicadores que fizeram aumentar o lixo residencial é a adaptação da população ao confinamento. Muitas pessoas estão optando por comprar comida por aplicativos de delivery, esses alimentos vem em embalagens descartáveis, como plástico, papelão e papel; materiais que vão direto parar no lixo.

Coleta informal de recicláveis. 

A OMS garante que os procedimentos seguidos pelos coletores das empresas prestadoras de coleta de resíduos sólidos já é o suficiente para garantir a segurança dos mesmos, mas reforça que deve ser feito um trabalho de conscientização quanto as práticas de segurança e uso de EPI´s. Para as unidades produtoras de lixo, nesse caso as residências, deverão armazenar e condicionar o lixo da forma mais protegida e segura possível, ou seja, utilizar sacolas resistentes e quando possível utilizar sacolas duplas, embalar produtos cortantes como pedaços de vidro para proteger os coletores e não misturar lixo orgânico com materiais recicláveis, principalmente os “catadores” informais que se arriscam nessa prática.

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 28 anos, atua no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

A empresa tem na sua Equipe de profissionais especialistas; É detentora de Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal e outros.

Sendo Referencia em tratamentos de efluentes industriais, esgoto doméstico, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização, água oleosa e outros e efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

e-mails:  vendas@foxwater.com.br ou contato@foxwater.com.br

Telefones de contato e Whatsapp: (19) 97169-5377 ou (19) 99924-8819 ou (19) 3262-0730

ENTRE EM CONTATO CONOSCO OU DEIXE SEUS DADOS ABAIXO QUE NÓS TE CONTATAMOS!

Unidade FOXWATER Serviços

Unidade GRUPO FOXPAR

Rua Guapuruvu,377 - SALA 19 Lot. Alphaville Campinas, Campinas - SP, 13098-322