EFLUENTES DA INDÚSTRIA TÊXTIL

A indústria têxtil é uma das principais indústrias do país. Foi uma das primeiras tecnologias desenvolvidas pelo homem, existindo desde o antigo Egito. A indústria está em constante mudança, seguindo as mudanças das estações e lançando novas tendências da moda. As atividades da indústria têxtil visam a transformação: de fibras em fios, de fios em tecidos e de tecidos em peças de vestuário e outros artigos têxteis.

A Comtextil (COMITÊ DA CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA TÊXTIL, CONFECÇÃO E VESTUÁRIO) divulgou que existem em torno de 27 mil indústrias desse segmento só no Brasil. Sendo um segmento que está sempre em transformação com novas tecnologias, novos produtos, em busca de otimizar a produção, potencializar os resultados e atender às demandas. Como é o caso de tecidos que não amassam, que são impermeáveis, antichamas, antimicrobiano, entre outros. 

Alternativas para a diminuição de custos, de insumos e de descartes podem ser consideradas utilizando-se fibras e tecidos recicláveis, fazer economia de água, de energia elétrica, sempre em busca de um processo mais sustentável, combinando a preservação de recursos naturais e a lucratividade.

O processo têxtil é o seguinte:

-Preparação da matéria prima: produção de fibras sintéticas, penteado e cardado;

-Fiação: produção de fio;

-Tecelagem ou tricotagem: produção de fio;

-Preparação para o Tingimento: produção de rama, penteado, fio, tecido ou malha ou produto pronto a tingir;

-Estamparia: produção de tecido ou malha estampado;

-Acabamentos químicos: produção de tecido ou malhas com características específicas;

-Acabamentos mecânicos: produção de tecido com características específicas;

Confecção – produção de têxteis lar, têxteis técnicos, vestuários.

Por ser uma das indústrias com maior produtividade no país, também consome uma grande quantidade de recursos naturais e insumos, como água e fibras em geral, desde o algodão até a fibra sintética. Um dos principais insumos utilizados na indústria têxtil é a água, utilizando entre 200 a 270 m³ de água para produzir 1 tonelada do produto têxtil. 

O efluente da indústria têxtil é caracterizado com alta carga poluidora de enorme diversidade e complexidade química e pela presença de corantes, devido às etapas de tingimento e estamparia. Apresenta valores de DBO, DQO, fenóis e sólidos acima do permitido pela legislação, sendo necessário realizar tratamento para posterior lançamento no corpo hídrico. Entre os principais métodos para o tratamento desse efluente estão:

 - Tratamento Físico-Químico: Onde através de materiais adsorventes são retiradas todas as moléculas específicas de um meio líquido. As interações realizadas pelos adsorventes tendem a gerar ligações iônicas ou covalentes, caracterizando a adsorção como quimiossorção.            

 - Tratamento Oxidativo Avançado: São utilizados para o tratamento de efluentes contendo corantes, pois possuem elevado potencial para degradar, seja parcialmente ou totalmente, as moléculas que não são completamente degradadas em sistemas biológicos de tratamento. Podendo utilizar via oxidação eletroquímica e tratamento por ozonização. Ambos processos de tratamento caracterizam-se pela produção de radicais hidroxila (•OH), o qual é capaz de mineralizar praticamente qualquer molécula orgânica, produzindo CO2, H2O e íons inorgânicos não tóxicos ou com baixa potencialidade toxicológica.

- Tratamento Biológico: O tratamento pode ser realizado através de lodos ativados, um método muito eficaz que garante a redução da DBO, reduzindo drasticamente a carga poluidora do efluente. Posteriormente o efluente é submetido ao tratamento de ultrafiltração, via tecnologia MBR, retendo contaminantes e permeando a água tratada. O efluente tratado pode ser utilizado para reuso dentro do sistema após um filtro de carvão.

A FOXWATER tem soluções adequadas para diferentes tipos de efluentes, incluindo efluentes têxteis. Possuímos tecnologias que combinadas, garantem o tratamento ideal, sempre em acordo com a legislação. Também temos estações compactas modulares que permitem fácil expansão e adequação ao processo e espaço disponível na planta da empresa contratante.

Autora: Carolina Mazzolani

Engenheira Ambiental e Sanitarista / Técnica Ambiental

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 28 anos, atua no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

A empresa tem na sua Equipe de profissionais especialistas; É detentora de Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal e outros.

Sendo Referencia em tratamentos de efluentes industriais, esgoto doméstico, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização, água oleosa e outros e efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

e-mails:  vendas@foxwater.com.br ou contato@foxwater.com.br

Telefones de contato e Whatsapp: (19) 97169-5377 ou (19) 99924-8819 ou (19) 3262-0730

ENTRE EM CONTATO CONOSCO OU DEIXE SEUS DADOS ABAIXO QUE NÓS TE CONTATAMOS!

Unidade FOXWATER Serviços

Unidade GRUPO FOXPAR

Rua Guapuruvu,377 - SALA 19 Lot. Alphaville Campinas, Campinas - SP, 13098-322