Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) - Desafios e Oportunidades

O aumento na geração de resíduos sólidos torna-se atualmente um dos principais fenômenos socioambientais do planeta, de acordo com a International Solid Waste Association (ISWA, 2015) estima-se que foram gerados quase 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) durante o ano de 2015. No Brasil o cenário não é diferente, sendo gerados aproximadamente 79 milhões de toneladas em 2018 (ABRELPE, 2019).

Observa-se um crescimento de quase 38% dos resíduos entre 2000-2018, nesse mesmo período, a população brasileira cresceu somente 19%, passando de 175 para 210 milhões no mesmo período.

Desponta a necessidade do direcionamento adequado de todos os resíduos gerados pela sociedade, uma vez que a capacidade de assimilação dos ciclos biogeoquímicos da Terra não consegue acompanhar a crescente escala de produção alcançada pelo sistema econômico. O gráfico ilustra a evolução da geração de RSU no país somente neste século.

Gráfico 1- Adaptado Panorama Abrelpe 2019 e IBGE ST.2000.

O marco regulatório do setor é definido pelas leis federais nº 11.445/2007 (Lei Nacional do Saneamento Básico) e nº 12.305/2010 - Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Leis que estabeleceram o conceito de gestão integrada de resíduos sólidos, assim o tema passou a ganhar maior visibilidade no Brasil. Em 2020 a PNRS completa 10 anos, porém ainda existem muitos desafios para alcançarmos um adequado gerenciamento dos RSU. 

Analisando o Gráfico 2, identificamos um crescimento quanto a evolução do serviço de coleta pública, sendo necessário somente maiores atenções com a região Norte e Nordeste do país.

Gráfico 2- Adaptado Panorama Abrelpe 2019 e IBGE ST.2000.

Gráfico 1- Adaptado Panorama Abrelpe 2019 e IBGE ST.2000.

Tornam-se perceptíveis o crescimento da geração e cobertura de coleta de resíduos sólidos, porém uma das principais adversidades a serem superadas no país é o fato que 40,5% dos RSU coletados possuírem uma disposição final inadequada, totalizando aproximadamente 29,5 milhões de toneladas (ABRELPE, 2018). A PNRS executou uma importante distinção entre os termos “destinação final” e “disposição final”. O primeiro aborda a destinação de resíduos que prioriza fazer a reutilização, ou seja a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes. 

Enquanto a disposição final considera a distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, e a minimizar os impactos ambientais adversos. Analisando o cenário brasileiro, as regiões do Nordeste e Norte ainda possuem elevados índices de disposição dos resíduos em locais inadequados (lixões e aterros controlados). 

A falta de gerenciamento adequado dos resíduos representa um desperdício de arrecadação para os cofres municipais, uma vez que deixam de efetuar a cobrança sobre os serviços prestados com coleta e disposição dos resíduos, além de não obterem lucros através da recuperação de materiais recicláveis, setor que movimentou quase R$ 28,1 bilhões somente no ano de 2018.

Nós da Foxwater, visando solucionar essa problemática que persiste em diversos munícipios brasileiros, estamos ampliando nossas atividades e redes tecnológicas com objetivo de atender as demandas de gerenciamento dos resíduos sólidos oriundas de municípios e consórcios municipais. Atuando desde o suporte para elaboração de planos de gerenciamento de resíduos até a execução de serviços como captação e tratamento de chorume, instalação de taludes e bermas, implantação de células emergenciais, entre outras atividades correlacionadas. 

Autor: Christian Kozuf - Gerente Administrativo – Foxwater BAHIA

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 28 anos, atua no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

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