15/04/2020 - Dia Nacional da Conservação do Solo: uma reflexão sobre a sua importância.

Hoje, no dia 15 de abril comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme a promulgação da Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989. A escolha da data foi em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

O que você conhece sobre o solo?

O solo é uma temática multidisciplinar, através dele podemos abordar distintos assuntos como clima, relevo, vegetação, pluviosidade, formação morfológica, geológica, fauna e até mesmo agricultura, desenvolvimento sustentável, economia, pobreza e política. O solo comumente é chamado de terra, essa mesma que pisamos, plantamos e construímos cidades, estradas e também infelizmente maltratamos e poluímos. 

O solo pode apresentar distintas variações, sejam de estrutura, densidade, profundidade, composição, textura e cor. E graças a ele ou por causa dele que alguns profissionais exercem suas atividades como engenheiros, matemáticos, físicos, geógrafos, biólogos entre outros que precisam considerar as várias características do solo para determinadas atividades.

Nesse recurso natural é que que mais se encontra nutrientes armazenados, esses nutrientes são essenciais para determinar a vida no planeta. Desta forma, se o solo está ameaçado, consequentemente não se torna produtivo e não consegue produzir alimentos. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) 1,6 bilhão de hectares dos mais produtivos solos do mundo são utilizados para a produção de alimentos, sendo muito importante e essencial a sua conservação.

O solo é essencial para existência humana, sendo considerado um recurso finito e não renovável na escala humana, sendo renovável apenas na escala geológica. Uma vez que a escala geológica é mensurada em bilhões de anos, para um determinado solo se recuperar integralmente de determinados danos ambientais serão necessários milhões de anos, esse período na escala humana é praticamente imensurável. Por outro lado, ele se mostra um recurso com grande capacidade de valorização, do sentido de poder ser melhorado nas suas características, ao se acrescentar aditivos corretivos ou adubos e fertilizantes para torna-lo hábil para atividade que se deseja praticar em determinado solo.

Os solos são extremamente distintos entre sí, podendo variar suas características devido principalmente o material de sua formação. Esses fatores de formação são constituídos pelo: clima; relevo; plantas; organismos; entre outros determinantes. Essas características possibilitam que tenhamos solos com cores, texturas, composição e níveis de fertilidade natural distintas.

Ações antrópicas podem alterar essas características do solo, podendo ocasionar graves danos ambientais. Segundo a FAO: 33% dos solos do mundo estão degradados.

Mapa de solos do Brasil na escala 1:5.000.000. Um melhor conhecimento do solo do nosso país permitirá a execução de mapas com melhor escala. FONTE: EMBRAPA divulgação

MAPA DE SOLOS BRASILEIRO

 Visando realizar a remediação de solos contaminados, a FOXWATER realiza processos remediadores que geram à redução dos teores de contaminantes a níveis seguros e compatíveis com a proteção à saúde humana, seja impedindo ou dificultando a disseminação de substâncias nocivas ao ambiente. Nossas técnicas de remediação são in situ, sendo aplicadas conforme as características intrínsecas de cada sítio contaminado. Entre nossos processos de remediação destacam-se:

- Pump and Treat (Bombeamento e Tratamento / Controle Hidráulico): Realizamos o processo físico de extração de águas contaminadas da zona saturada, através de poços de extração, e seu posterior tratamento em nossas ETEs modulares.

- Extração de Vapor do Solo: Realizamos a remoção física dos contaminantes, principalmente os compostos orgânicos voláteis, clorados ou não, e os BTEX da zona saturada (camada mais profunda do solo onde se concentram as águas subterrâneas), através de poços perfurados no solo, aplicando extração a vácuo;

- Lavagem de Solo: Realizamos a injeção de fluídos (podendo ser água ou uma solução ácida ou básica) através de cavidades situadas no subsolo, sendo os mesmos coletados em outros poços auxiliados para posterior tratamento na ETE.

Utilizamos também outros processos tecnológicos como: solidificação/estabilização; dessorção térmica; air sparging; barreira reativa permeável, biorremediação e fitoremediação. Consulte-nos e faça sua solicitação !!!

A FOXWATER também gerencia desde projeto, execução, manutenção e operação de estações de tratamento de efluentes, sendo uma prática muito importante para a preservação do solo. Um descarte feito inapropriadamente pode contaminar o solo, o ar e as águas; Todas fontes naturais importantes para a manutenção da vida no Planeta Terra.

Autor: Christian Kozuf - Gerente Administrativo Foxwater BAHIA

Referências:

FETTER, C. W., 1993, Contaminant Hydrogeology. Macmillan Publishing Company, U. S, 458pp

BAIRD, C., 2002. Química Ambiental. 2 ed. São Paulo, Bookman. 622pp.


Quer saber mais sobre SOLOS? Acesse o site abaixo da embrapa e o do IBGE, lá você encontra vários conteúdos e estudos sobre Solos.

https://www.embrapa.br/solos/publicacoes/destaques

Vídeo: Mapeamento dos Recursos Naturais do Brasil: Tipos de Solos

"Chegamos ao último mapa da distribuição dos recursos naturais no Brasil, que mostra os tipos de solos do nosso território! O solo é um dos recursos naturais mais importantes da natureza, que exerce funções ambientais essenciais à vida! Caracterizar e organizar os solos em classes possibilita manejá-los e explorá-los de acordo com seus atributos, que ditam suas potencialidades e limitações. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A distribuição dos tipos de solo ao longo do território brasileiro é bastante diversificada, e reflete a variabilidade dos fatores de formação do solo, como o clima, o material de origem, o relevo, os organismos e o tempo. As principais classes, em termos de ocorrência, são os Latossolos e os Argissolos, que juntos ocupam aproximadamente 61% do país."

FONTE: IBGE - www.ibge.gov.br

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 28 anos, atua no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

A empresa tem na sua Equipe de profissionais especialistas; É detentora de Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal e outros.

Sendo Referencia em tratamentos de efluentes industriais, esgoto doméstico, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização, água oleosa e outros e efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

e-mails:  vendas@foxwater.com.br ou contato@foxwater.com.br

Telefones de contato e Whatsapp: (19) 97169-5377 ou (19) 99924-8819 ou (19) 3262-0730

ENTRE EM CONTATO CONOSCO OU DEIXE SEUS DADOS ABAIXO QUE NÓS TE CONTATAMOS!

Unidade FOXWATER Serviços

Unidade GRUPO FOXPAR

Rua Guapuruvu,377 - SALA 19 Lot. Alphaville Campinas, Campinas - SP, 13098-322