SANEAMENTO BÁSICO: O ALIADO DA SAÚDE PÚBLICA E AMBIENTAL – ESPECIAL 07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

No decorrer da História o homem aprendeu, sofrendo as consequências, que a água contaminada por dejetos humanos e resíduos sólidos eram um fator na proliferação de doenças. Durante o surto de cólera em Londres, em 1865, a solução foi a implantação de um sistema de esgoto que evitava que os dejetos ficassem expostos a céu aberto.

O saneamento engloba serviços de fornecimento de água potável, afastamento de esgoto sanitário, coleta e destinação de resíduos sólidos e drenagem urbana, que são essenciais para a diminuição da incidência de doenças na população, impactando diretamente nos índices de desenvolvimento humano.

A qualidade da saúde e o serviço de saneamento são fatores que estão intimamente ligados, deixando explícito que questões ambientais desempenham papéis fundamentais nas condições de vida da população, principalmente na proteção à saúde.

O ciclo do saneamento é simples: captação de água, tratamento dessa água, distribuição de água potável, coleta e afastamento de esgoto, tratamento de esgoto e devolução aos mananciais.

 Isso tudo para garantir que não haja consumo ou contato de água imprópria, contaminada direta ou indiretamente com esgoto. Beber ou utilizar água imprópria para lavar ou preparar alimento pode ocasionar na contaminação de doenças como cólera, diarreia, gastroenterite, febre tifoide e algumas hepatites. O contato direto com a pele ou mucosas com água contaminada por fezes e urina humana ou de animais pode causar verminoses, esquistossomose, leptospirose entre outras enfermidades.

Precariedade na higiene, causada por falta de abastecimento de água e disposição incorreta de dejetos causar doenças como: tracoma (quando não é feita a higienização do rosto), escabiose, ascaridíase e outras verminoses onde os parasitas são carreados para a água e alimento por através das moscas. Existem também os vetores de doenças que se desenvolvem na água, como dengue, febre amarela, malária, chikungunya e zika entre outras que a transmissão é por picadas de um inseto. Essas doenças matam cerca de um milhão de pessoas por ano.

No geral, essas doenças não têm necessidade de serem notificadas à saúde pública, exceto quando acontecem surtos. Os programas de prevenção e controle são de extrema importância para manter a população informada sobre os riscos e precauções.

A transmissão de doenças de veiculação hídrica pode ser minimizada com investimentos em saneamento. 

1 REAL INVESTIDO EM SANEAMENTO, SÃO ECOMIZADOS 9 REAIS EM SAÚDE

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é uma fundação pública federal, vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, fundada em 1991 com funções de prevenção e combate a doenças. No Congresso da Funasa, em 2017, após recalcular, o ministro afirmou que “cada real investido em saneamento economiza nove reais em saúde”.

As tecnologias para tratamento de esgoto e potabilização de água estão cada vez melhores e mais eficientes. O tratamento de esgoto convencional é feito a partir do tratamento biológico, em sua grande maioria aeróbio (utilização de oxigênio) e adição de nutrientes afim de otimizar o processo. Pode ser acompanhado por processos físico-químicos. A FOXWATER possui a tecnologia MBR, uma evolução da tecnologia de lodos ativados, utilizando membranas, atingindo um resultado eficiente. Para a potabilização de água, não é diferente. Há processos mais simples e os que atendem às mais restritas exigências de qualidade. Podemos citar o tratamento físico-químico convencional, que garante os padrões de potabilidade, filtração automática onde é possível obter um maior índice de qualidade.

Há diversos meios para garantir a consequente melhoria na saúde pública. Meios acessíveis, eficientes e que farão diferença na vida de muitas pessoas que ainda não tem acesso aos serviços de saneamento básico.

Pensando nisso, a FOXWATER desenvolveu tecnologias para proporcionar tratamento adequado de água, com estações compactas e modulares, permitem se ajustar a inúmeras realidades afim de atender as necessidades. O investimento em soluções definitivas é essencial para economizar em paliativos que não cumprem a finalidade. Que tal começar agora a busca da universalização do saneamento no Brasil? 

Autora: Carolina Mazzolani

Engenheira Ambiental e Sanitarista / Técnica Ambiental

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 28 anos, atua no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

A empresa tem na sua Equipe de profissionais especialistas; É detentora de Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal e outros.

Sendo Referencia em tratamentos de efluentes industriais, esgoto doméstico, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização, água oleosa e outros e efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0730

Vendas@foxwater.com.br

ENTRE EM CONTATO CONOSCO OU DEIXE SEUS DADOS ABAIXO QUE NÓS TE CONTATAMOS!

Unidade FOXWATER Serviços

Unidade GRUPO FOXPAR

Rua Guapuruvu,377 - SALA 19 Lot. Alphaville Campinas, Campinas - SP, 13098-322