DESSALINIZAÇÃO: A MELHOR ALTERNATIVA PARA ESCASSEZ

DE ÁGUA NO NORDESTE BRASILEIRO.

O crescimento descontrolado da população acarreta um desenvolvimento desestruturado pela falta de planejamento urbano, isso impacta muito em questões de infraestrutura de saneamento básico, pois, ou não existe ou o serviço prestado não é satisfatório.

Neste cenário repercute a importância da água, um elemento vital que proporciona um amplo significado no campo socioambiental, econômico, intelectual e cultural. Um abastecimento de água apropriado é um dos pilares do saneamento básico e quando esse serviço é precário, ocorre uma grave ameaça à saúde humana.

Devido sua importância, o acesso à água para abastecimento humano deveria ser prioridade, entretanto, no Brasil cerca de 35 milhões de pessoas não tem acesso a água em condições boas para consumo. Essa realidade é ainda mais eminente na região do semi-árido brasileiro. Abrangendo uma área de aprox. 970 mil/km², cerca de 60% da área da região nordeste.

 A região semiárida brasileira possui como característica geológica com grande presença de sais presentes nas águas subterrâneas, em razão do chamado Embasamento Cristalino, domínio geológico onde as águas estão armazenadas nas fissuras das rochas e acabam por adquirir suas características físico-químicas.

O Embasamento Cristalino é constituído essencialmente por granitos, gnaisses, migmatitos e granulitos, o que determina a existência de aquíferos de natureza fissural, de reduzida potencialidade hídrica, e maior índice de salinidade das águas.

Apesar da água salobra ser imprópria para o consumo humano, os mananciais de águas subterrâneas devem ser levados em consideração, para serem explorados nesta região marcada pela escassez de água doce. De acordo com o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas - SIAGAS, mais de 160 mil poços profundos estão cadastrados no Nordeste brasileiro, sendo que muitos destes poços foram abandonados por apresentarem águas salobras.

A água salobra com o emprego da dessalinização é o caminho para atingir a autossuficiência hídrica do nordeste brasileiro.

DESSALINIZAÇÃO - A Tecnologia que pode sanar a sede do Sertão!

A solução é aproveitar a água salgada subterrânea e por meio da dessalinização ofertar água para a população.

Essa tecnologia sempre foi muito cara mas em virtude das novas tecnologias, os custos foram reduzidos e muitos países aderiram e hoje existem estações de dessalinização de água salobra. Como é o caso de Israel com a Planta de dessalinização de Sorek na cidade de Tel Aviv com capacidade de produzir 624.000m³ por dia, utiliza basicamente a tecnologia de Osmose reversa da água do mar, em operação desde 2013 após licitação que originou um projeto de modelo de negócio BOT – Build-Operate-Transfer (Construção, Operação e Transferência). 

Christian Kozuf - Gerente Administrativo – Foxwater BA

Bibliografia

SWYNGEDOUW E.; Social Power and the Urbanization of Water: Flows of Power. New York: Oxford University Press, pp.209, 2004.

ESREY, S. A.; HABITCH, J.; Epidemiologic evidence for health benefits from improved water and sanitation in developing countries. Epidemiologic Reviews, [Oxford], 1986.

PHILIPPI JR, A.; GALVÃO JR. A.C.; Gestão de saneamento básico: abastecimento de água e esgotamento sanitário; Barueri, Manole, 2012.

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O direito à água como política pública na América Latina: uma exploração teórica e empírica. Brasília: Ipea,2015.

BRASIL. Serviço Geológico do Brasil - CPRM. Sistema de Informações de Águas Subterrâneas - SIAGAS.

DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA DO MAR E ÁGUA SALOBRA

O processo de dessalinização é uma solução cada vez mais adotada para obtenção de água potável. O processo implica em obter água para consumo a partir de água salgada.

A FOXWATER domina as técnicas de dessalinização de água do mar e de água salobra subterrânea. O emprego da dessalinização é uma solução cada vez mais importante empregada no combate a crescente escassez de água no abastecimento municipal e atender as demandas industriais.

Projetamos, executamos, construímos e operamos estações de dessalinização de água do mar ou salobra de acordo com a necessidade. O projeto modular possibilita aumentar ou diminuir a estação garantindo rapidez, economia e eficiência.

MÉTODOS EMPREGADOS NO PROCESSO:

Filtração automática: é um sistema de autolimpeza, que oferece uma solução de filtração para águas que apresentam um elevado índice de sólidos em suspensão.

Osmose reversa: é o processo onde a água flui através de uma membrana semipermeável que bloqueia a passagem de sais ou outros solutos. Desta forma dois líquidos com diferentes concentrações salinas tendem a alcançar o equilíbrio através da pressão osmótica.

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 28 anos, atua no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

A empresa tem na sua Equipe de profissionais especialistas; É detentora de Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal e outros.

Sendo Referencia em tratamentos de efluentes industriais, esgoto doméstico, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização, água oleosa e outros e efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0730

Vendas@foxwater.com.br

ENTRE EM CONTATO CONOSCO OU DEIXE SEUS DADOS ABAIXO QUE NÓS TE CONTATAMOS!

Unidade FOXWATER Serviços

Unidade GRUPO FOXPAR

Rua Guapuruvu,377 - SALA 19 Lot. Alphaville Campinas, Campinas - SP, 13098-322