ENSAIOS DE TRATABILIDADE PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES

São procedimentos que constituem práticas indispensáveis para a concepção de sistemas de tratamento de efluentes industriais, uma vez que determinam métodos e respectivos parâmetros de projeto, indispensáveis para o sucesso destes sistemas, não só sob o aspecto técnico como também econômico.

Efluentes industriais, mesmo os provenientes de indústrias similares, possuem características peculiares diversas quanto à sua composição química, razão pela qual não é possível estabelecer, “a priori”, condições seguras para o dimensionamento das unidades componentes de uma estação de tratamento sem a realização de ensaios prévios.

Ao contrário dos efluentes domésticos, que apresentam características relativamente uniformes, os diversos tipos de despejos industriais necessitam de estudos aprofundados para o seu pleno conhecimento e tratamento.

As instalações experimentais têm a finalidade de testar processos e equipamentos. Devem possuir grande flexibilidade operacional e se mostrarem capazes de fornecer uma variada gama de informações básicas em reduzido espaço de tempo.

Tipos de instalações experimentais utilizados:

Aparelhamento simples de ensaio para obtenção de parâmetros isolados, tais como sólidos sedimentáveis em cone inmhoff;

Instalações em escala de laboratório, para poder simular um caso real. Ex: ensaios de “jar test”; ensaios de processos biológicos como lodos ativados; ensaios de filtração em carvão ativado ou em membranas ; ozonização ;processos oxidativos avançados , etc.

Instalações para ensaio em escala piloto, normalmente montada e operada em campo, sob o fluxo continuo de vazão simulando o processo que se pretende em escala plena, por exemplos processos físico-químicos; processos biológicos; filtração em carvão ativado; ozonização; processos oxidativos avançados, etc.

Instalações para ensaios em escala piloto, normalmente montada e operada em campo sob fluxo contínuo de vazão simulando processos físicos, físico-químicos e biológicos que se pretendem implantar em escala plena, etc.

Instalações experimentais em escala técnica, também implantadas e operadas em campo, as quais se diferenciam das plantas em escala piloto pelo fato de que as principais dimensões dos tanques e dos equipamentos correspondentes proporcionalmente à instalação em escala plena, sendo possível a transferência direta dos resultados obtidos.

Com relação ao regime hidráulico dos testes, estes podem ser contínuos ou descontínuos:

Testes contínuos são aqueles desenvolvidos sob fluxo continuo de vazão captada diretamente da fonte geradora com todas as suas variações de fluxo e concentração, assim sazonalidade.

Uma variante muito utilizada como prática simplificadora desta modalidade de ensaios e o teste sob regime “batch” contínuo, isto é, adota-se um recipiente-pulmão a montante do aparato de testes, em que são armazenados amostras representativas do despejo, objetos de ensaios. Nestes caso, os testes são processados segundo vazão contínua, porém uniforme, mantidas também uniformes as características das amostras afluentes em cada “batch”.

Os testes contínuos, executados de modo análogo ao processo em escala plena, permitem determinar diversos fatores de influências.

Testes descontínuos são aqueles executados em bateladas, que também propiciam a obtenção de dados sobre a tratabilidade dos despejos, como por exemplo os ensaios físico-químicos que obtiveram definir tipos e consumos de reagentes, bem como determinar a performance de processos na remoção de metais pesados, fluoretos, cianeto, arsênio, boro, etc.  

Decisão Final

A decisão quanto ao processo a ser adotado após os ensaios de tratabilidade para o tratamento do efluente industrial, deve ser derivada fundamentalmente de um balanceamento entre critérios técnicos e econômicos, com a apreciação dos méritos quantitativos e qualitativos de cada alternativa.

Autor: Sidney Zanelli Jr – Diretor Técnico FOXWATER

Fonte Bibliográfica

Livro: Manual de Tratamento de Efluentes Industriais

Autor: José Eduardo W.de A. Cavalcanti

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 28 anos, atua no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

A empresa tem na sua Equipe de profissionais especialistas; É detentora de Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal e outros.

Sendo Referencia em tratamentos de efluentes industriais, esgoto doméstico, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização, água oleosa e outros e efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0730

Vendas@foxwater.com.br

ENTRE EM CONTATO CONOSCO OU DEIXE SEUS DADOS ABAIXO QUE NÓS TE CONTATAMOS!

Unidade FOXWATER Serviços

Unidade GRUPO FOXPAR

Rua Guapuruvu,377 - SALA 19 Lot. Alphaville Campinas, Campinas - SP, 13098-322