Água, Saneamento e o IDH

A ONU (Organização das Nações Unidade) criou um plano de ação chamado “Agenda 2030”, com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que devem ser atingidos para transformar o mundo.

Com o intuito de um plano de ação para prosperidade de toda vida do planeta com qualidade e acesso a recursos importantes para uma vida digna.

O 6º objetivo é especifico ao saneamento – “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”. Dessa forma os países pertencentes a ONU devem se comprometer em atingir esses objetivos até o ano 2030.

Objetivo 6: Água e Saneamento

Todos os dias em média cinco mil crianças morrem de doenças que podem ser evitadas com o acesso a água segura e saneamento básico.
A importância do saneamento básico começa no reflexo causado sobre a saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade. A falta de tratamento de esgoto e o consumo de água não potável estão diretamente ligados as taxas de mortalidade infantil, causadas por doenças parasitárias, diarreias, entre outras.
Um estudo desenvolvido em parceria do instituto TRATA BRASIL e a FGV, do ano de 2010 evidenciou que municípios com descarte inapropriado de esgoto tem maior taxa de internação hospitalar decorrente de diarreia.
Dados sobre o saneamento mundial mostram que 99% das mortes por falta de saneamento ocorrem em países pobres e em desenvolvimento.
Com a intenção de garantir disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos a ONU incluiu a “Água e Saneamento” como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Confira no link abaixo todos os 17 objetivos do documento da ONU intitulado de “Objetivos de desenvolvimento sustentável”.

https://nacoesunidas.org/pos2015/

O “Objetivo 6: Água e Saneamento” tem a proposta de garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento básico para todos até o ano 2030.

Confira alguns dados sobre “Água e Saneamento”:

  • Em 2015, 91% da população global fazia uso de uma fonte de água potável aprimorada, comparado a 76% em 1990. Contudo, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, como banheiros ou latrinas.
  • Diariamente, uma média de cinco mil crianças morre de doenças evitáveis relacionadas à água e saneamento.
  •  35 milhões de brasileiros não tem acesso a uma fonte confiável de água doce.
  • 110 litros/dia é a quantidades de água suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).
  • O subsolo do país recebe cerca de 4.329 Mm³ de esgotos por ano.
  • Aproximadamente 70% de toda água disponível é usada para irrigação.
  • Enchentes são a causa de 15% de todas as mortes relacionadas a desastres naturais.

SANEAMENTO BÁSICO E O IDH

O IDH - Índice de desenvolvimento Humano é um dado publicado pela ONU que analisa um banco de dados e determina esse Índice para uma determinada população. Os indicadores utilizados para determinar o índice são: grau de escolaridade, renda nacional bruta e expectativa de vida.

Conforme o Ranking "IDHM Unidades da Federação 2010", os estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste tem os melhores índices de IDH. Veja o quadro ao lado com o ranking de estados brasileiros completo.

Conforme a publicação do Instituto Trata Brasil com dados do saneamento básico, as regiões onde estão os melhores índices de acesso a água e tratamento de esgotos, estão localizados nas regiões que apresentam os melhores Índices de IDH. Leia mais sobre: o ranking do saneamento básico no Brasil 2019.

Acesse o Ranking completo de IDH por município no link abaixo:

http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/ranking/

Fonte:

http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-uf-2010.html

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama

http://www.tratabrasil.org.br/images/estudos/itb/ranking-2018/realatorio-completo.pdf

https://nacoesunidas.org/pos2015/principais-fatos/

http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/uploads/drsai/esgotamento.pdf

Artigo: SANEAMENTO BÁSICO E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM REGIÕES METROPOLITANAS NORDESTINAS: UMA DICOTOMIA DE INDICADORES? - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – Universidade Estadual de Feira de Santana

Criança brincando em rio.

IDH = expectativa de vida + grau de escolaridade + renda Bruta

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 25 anos e atuando no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

Possui:

-Profissionais especialistas como técnicos e engenheiros.

-Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal, entre outros.

-Equipamentos automatizados.

-Além dos tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0730

Vendas@foxwater.com.br

https://www.foxwater.com.br/2/contato