O nitrogênio amoniacal (NH 3- N) é poluente tóxico encontrado em chorume de aterro sanitário. Pode ser encontrado em meio rico em matéria orgânica em decomposição como esgoto, e outros resíduos orgânicos líquidos. A presença do nitrogênio amoniacal pode ser usado de parâmetro de medida da saúde da água em corpos naturais, como rios ou lagos, ou em reservatórios de água pois a sua presença indica a qualidade e segurança hídrica. A amônia e seus derivados são tóxicos e envenenam qualquer animal que consome ou inala esse composto.
Os valores de nitrogênio amoniacal na água ou em líquidos residuais são medidos em miligramas por litro e são usados para especificar sistemas e instalações de tratamento de água.
O valor do nitrogênio do amônio também é usado no contexto de sistemas de aterro sanitários adequadamente projetados, onde o chorume é coletado e tratado antes de ser descartado.
O nitrogênio é um elemento essencial a vida. É também um constituinte de proteína em todos os organismos vivos e está presente em muitos depósitos minerais como nitratos.
Na matéria orgânica, o nitrogênio sofre decomposição desde proteínas complexas a aminoácidos, amônia, nitritos e nitratos.
Nas águas naturais ou nas águas poluídas (efluentes), o nitrogênio pode estar presente sob muitas formas, porém as mensuráveis em ensaios são nitrogênio amoniacal, nitrogênio albuminoide, nitrogênio orgânico, nitrito e nitrato, cujas concentrações somadas constituem o nitrogênio total.
O total do nitrogênio orgânico e do nitrogênio amoniacal é referido como nitrogênio Kjeldahl (NTK). O nitrogênio amoniacal faz parte do ciclo do nitrogênio.
Valores de NTK na faixa de 20 a 70mg/l são usuais em efluentes domésticos. Níveis muito elevados de NTK podem ser observados em efluentes de indústrias de alimentos, de processamento de carvão e coque e de fertilizantes. Os Chorumes de alguns aterros sanitários podem apresentar níveis muito elevados de nitrogênio amoniacal, da ordem de centena de miligramas por litro.
É comum referir-se à concentração de Nitrogênio Amoniacal total, que corresponde a soma dos teores de Nitrogênio Amoniacal na forma ionizada (N-NH3) e não ionizada (N-NH4).
Ambas as formas são tóxicas para a vida aquática, especialmente a forma não ionizada. O Nitrogênio amoniacal será oxidado nos corpos receptores por bactérias nitrificantes, o que pode causar significativo déficit de oxigênio dissolvido, com consequências prejudiciais aos ecossistemas aquáticos.
O nitrogênio amoniacal, portanto, tem efeitos ambientais nocivos ao promover o crescimento abundante de algas e plantas aquáticas, causar déficit de oxigênio nos cursos receptores e apresentar toxicidade às formas de vida aquática.
Técnicas aplicadas em tratamento de efluentes para Nitrogênio Amoniacal:
- Tratamento Biológico
- “STRIPPING”
- Troca Iônica
- Cloração
- Osmose Reverse
- Membrana especifica para Nitrogênio Amoniacal (gas transfer membrane technology).
Autor: Sidney Zanelli Jr. - Diretor Técnico de Tecnologia e Serviços de Tratamento de Efluentes
Fonte de Pesquisa: Manual de Tratamento de Efluentes Industriais (J.E.Cavalcanti); Tratamento Biológico de Efluentes (Geraldo Lippel SantAna)
A FOXWATER é detentora de tecnologia em tratamento de efluentes contaminado por Nitrogênio Amoniacal e outros processos e tecnologias que fazem parte do know-how.
Veja mais sobre nossos serviços e tecnologias em Remoção de Nitrogênio Amoniacal e tratamento de efluentes: