ÁGUA DE REUSO

PUBLICADO 17/04/2019

Água nosso bem mais precioso

A Água é um recurso natural fundamental para a vida, desde a mais simples até a mais complexa. A terra tem a superfície coberta 71% de água enquanto o restante é de terra firme. Do volume de água do mundo 97,5% é salgada, apenas 2,5% água doce e desses 69% são geleiras, 30% águas subterrâneas, 1% rios. O crescimento da população e o uso indiscriminado desse recurso natural que é tão precioso estão comprometendo a sua qualidade e disponibilidade. Diante desse agravante surgem alternativas para retardar esse problema e suprir as necessidades de uso da água, como é o caso de fazer a reciclagem e o reuso da água.

O reuso de água é o aproveitamento de águas residuárias, ou seja, esgoto, água descartada, efluentes líquidos de diversos setores, tratados ou não. As principais finalidades são usos em Irrigação paisagística, irrigação de campos para cultivos, usos industriais tais como refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento; recarga de aquíferos e usos urbanos não-potáveis, tais como irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.

De acordo com a Cetesb a reutilização da água pode ocorrer de forma direta ou indireta, decorrentes de ações planejadas ou não:

  • Reuso indireto não planejado da água: quando a água utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada.
  • Reuso indireto planejado da água: Os efluentes depois de tratados, são descartados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico.
  • Reuso direto planejado das águas: Os efluentes, após tratamento, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo necessário descarte no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.

A legislação brasileira é recente para tais usos, em esfera Federal temos a Resolução nº 54, de 8/11/05 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos -CNRH - Estabelece modalidades, diretrizes e critérios gerais para a prática de reuso direto não potável de água. No Estado de São Paulo a Deliberação CRH nº 156, de 11/12/13, estabelece diretrizes para reuso direto de água não potável proveniente de ETEs de sistemas públicos, para fins urbanos e dá outras providências, no âmbito do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

A RESOLUÇÃO CONJUNTA SES/SMA/SSRH Nº 01 DE 28 DE JUNHO DE 2017 disciplina o reuso direto não potável de água, para fins urbanos, proveniente de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário público ou privado e dá providências correlatas no Estado de São Paulo. Possuímos também algumas normas específicas como a Norma Brasileira – NBR, 15.527 – Água da Chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis. E a Norma Brasileira – NBR, 13969 – Especifica os usos para água, nesta há indicações de limites a serem atendidos para cada tipo de reuso, tais como: Reuso local, irrigação dos jardins, lavagem de pisos e dos veículos, descarga dos vasos sanitários, manutenção paisagística de lagos e canais com água, irrigação de pastagens.

 O reuso de água é um tema de extrema importância e consta nas metas da agenda 2030 da ONU, para que até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando a reciclagem e reutilização segura globalmente, e dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso, quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade.

A FOXWATER é uma empresa certificada pela ISO 9001, presente no mercado a mais de 25 anos e atuando no mercado nacional e internacional. Com expertise em reuso e tratamento de água, tratamento de efluentes industriais e domésticos, dessalinização de água do mar e salobra.

Possui:

-Profissionais especialistas como técnicos e engenheiros.

-Tecnologias de última geração, como osmose reversa e remoção de nitrogênio amoniacal, entre outros.

-Equipamentos automatizados.

-Além dos tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0730

Vendas@foxwater.com.br

https://www.foxwater.com.br/2/contato

QUER RECEBER NOSSAS PUBLICAÇÕES? DEIXE SEU CONTATO:

LEIA MAIS NO NOSSO BLOG:

https://www.foxwater.com.br/35/blog-tecnologia-servicos-curiosidades-informaco-sustentabilidade