22/03/2019 Dia Mundial da água:

ONU publica Relatório Mundial de Recursos Hídricos

PUBLICADO: 22/03/2019

Nessa Terça-feira, dia 19/03/2019 em Genebra na Suíça durante a 40ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos, a ONU lançou “O Relatório Mundial de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos”, do inglês “United Nations World Water Development Report” (WWDR). Esse é o principal relatório da ONU sobre água, uma publicação abrangente que fornece uma visão geral da condição, do uso e do gerenciamento dos recursos de água doce do mundo. Visando fornecer aos tomadores de decisão, sejam órgão públicos ou privados, ferramentas para formular e implementar políticas de água sustentáveis.

A publicação é estrategicamente publicada na Semana do Dia 22 de Março que é O Dia Mundial da água, servindo de fomentador do tema em eventos e discussões relacionadas ao tema água.

Através de vários questionários de avaliação, o relatório fornece mecanismo para monitorar alterações nos recursos, a gestão e acompanhar o progresso em alcançar as metas estabelecidas, particularmente as da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Relatório Mundial de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos

Desenvolvimento Sustentável

O WWDR foi criado pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável (UN Commission on Sustainable Development - CSD) da ONU afim de produzir um periódico referente a quantidade, qualidade, uso e gerenciamento dos recursos de água doce Global. De 2003 até 2012 a sua publicação ocorria de três em três anos, em 2012 ficou definido que o documento seria publicado anualmente.

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em Setembro de 2015 representantes membros se reuniram na sede da ONU em Nova York, e criaram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir as pessoas paz e prosperidade, assim nasceu a Agenda 2030 com 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável para serem desenvolvidos até o ano de 2030. Anualmente é feito uma analise da evolução e oque ainda deve ser feito para atingir as metas.

No ano de 2010 a Assembleia Geral da ONU promulgou reconhecendo como “o direito à água potável segura e limpa e ao saneamento" como um direito humano. Assim como visa o objetivo 6 da agenda 2030 “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” até o ano 2030.

No periódico são respondidas perguntas como:

quais ações são necessárias para atingir a sustentabilidade?

qual foi a evolução do relatório anterior para o recém lançado?

Assim é feito balanço das ações feitas no passadas, apresentando desafios a serem enfrentados e oportunidades futuras, fornecendo conteúdo com informações seguras e atualizadas para auxiliar as pessoas tomadoras de decisões com a intenção de mudar a forma como fazemos uso da água. Além de informar sobre as melhores práticas, para fomentar ideias e ações incentivando uma administração desse bem que é o mais precioso: A água.

A "DISTÂNCIA" ENTRE OS PAÍSES DESENVOLVIDOS E EM DESENVOLVIMENTO

O relatório relaciona os pontos falhos e corrompidos que necessitam de novas políticas e estratégias de investimento em ações ligadas a água envolvendo os profissionais que estão direta e indiretamente ligados. Aborta um panorama Global mas com foco de países em desenvolvimento, onde a necessidade de investimento é maior que no países desenvolvidos.

Atingir essa meta ainda é uma realidade distante para uma grande parcela da população, no ano de 2015 29% da população mundial não tinha acesso à água potável enquanto 60% não dispunham de saneamento adequado. Atingir a totalidade ainda é uma meta muito distante, com um longo caminho e muitos obstáculos a serem enfrentados. A diretora Geral da UNESCO Audrey Azoulay declarou que “O acesso à água é um direito vital para a dignidade de todos os seres humanos”.

A diferença entre os países em desenvolvimento e os desenvolvidos é muito grande, esses dados ficam disfarçados em analises globais, ou seja quando se divulga um certo dado utilizando uma média temos a impressão que o problema não é tão grave, por exemplo ao falar que 71% da População do mundo tem acesso à água tratada é vista de uma forma, mas ao tratar regionalmente temos que na África Subsaariana apenas 24% tem acesso enquanto na América do Norte e Europa esse número sobe para gritantes 94% com água tratada.

Fator Econômico e de Investimento

O relatório também busca mostrar que investir em fornecimento de água e saneamento traz retorno financeiro. Todo investimento seja em infraestrutura ou tecnologia para levar água tratada e tratamento de esgoto tem grande retorno direto e indireto como os fatores Saúde e produtividade estão diretamente ligados a qualidade da água e o contato com agentes contaminados. estima-se que o fator multiplicador do retorno de investimento seja de 100% para água potável e 500% para saneamento.

O periódico é coordenado e publicado pelo Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos (WWAP) da UNESCO, o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos é fruto do trabalho colaborativo de 32 entidades das Nações Unidas e dos 41 parceiros internacionais que compõem a UN-Water.

Acesse:

O QUE VOCÊ FAZ PARA PRESERVAR ESSE BEM TÃO PRECIOSO QUE É A ÁGUA?

LEIA MAIS SOBRE ÁGUA E SANEAMENTO:

Novo Ranking do Saneamento básico no Brasil 2019

A FOXWATER é especialista em de tratamento de água e efluentes industriais e domésticos.     

Está presente no mercado a mais de 25 anos, atuando nacional e internacionalmente.

Possui profissionais especialistas, Tecnologias de última geração, Equipamentos automatizados, para tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0730

Vendas@foxwater.com.br

https://www.foxwater.com.br/2/contato

QUER RECEBER NOSSAS PUBLICAÇÕES? DEIXE SEU CONTATO: