O que é EFLUENTE! AFLUENTE? FLUENTE? E Qual a diferença?

Se você têm dúvidas sobre esses termos LEIA! Se não é o seu caso, leia também!

Fluente de acordo com a definição do dicionário é:

Fluente: 1 Que flui; corrente, fluido: Uma água termal fluente descia da bica.(...)

Então Fluente é algo que flui naturalmente como um rio, como um idioma que é facilmente falado.

Afluente 1 Que aflui ou corre em grande quantidade.

               2 Que se apresenta em abundância; abundante, copioso.

Corrente de água (rio, riacho, córrego etc.) que deságua em outra corrente maior ou em um lago; tributário: “Este é um rio sem afluentes. Falta-lhe conformidade com o declive da terra”(EC).

Então, Afluente é um curso de água que despeja sua água em outro curso de água, que pode ser principal ou outro afluente do Rio principal, sendo o Afluente menor em volume que esse que recebe. O conjunto de Afluentes e o Rio principal recebem o nome de Bacia Hidrográfica, no caso citado bacia hidrográfica do Tiête.

Efluente: 1 Que eflui ou emana imperceptivelmente (de algum corpo).

               2 Resíduo ou rejeito que indústrias, esgotos sanitários etc. lançam no meio ambiente.

Então, Efluente é qualquer resíduo líquido gerado em atividade fabril, industrial, agricultura ou doméstica, ou seja, qualquer atividade que utiliza água e após o uso gera um resíduo líquido.

O córrego Uberaba é Afluente do Rio Pinheiros. O Rio Pinheiros é Afluente do Rio Tiête. Esses citados fazem parte da bacia Hidrográfica do Tiête.

É de extrema importância fazer o tratamento de efluentes. Os efluentes domésticos são responsabilidade da administração pública, já o efluente industrial é responsabilidade daquele que o produziu. No caso dos efluentes domésticos são despejados na rede de esgoto municipal e deve receber o tratamento adequado na estação de tratamento do município, já os efluentes industriais devem ser tratados na empresa geradora do resíduo ou fazer a terceirização desse tratamento, seguindo a legislação para cada tipo de efluente.

Concluímos que a diferença entre Afluente e Efluente é que o Afluente é um corpo hídrico que desagua em outro corpo hídrico de forma natural e faz parte de uma bacia hidrográfica, já o Efluente é um líquido residual oriundo de uma atividade, que sofreu contaminação e deve ser tratado antes de ser descartado na rede fluvial.

Fonte: Michaelis, editora melhoramentos.

tags: o que é efluente? o que é afluente? o que é fluente? qual a diferença entre efluente e afluente?

A FOXWATER está presente no mercado a mais de 25 anos, atuando no mercado nacional e internacional de tratamento de água e efluentes industriais e domésticos. 

Possui profissionais especialistas, Tecnologias de última geração, Equipamentos automatizados, para tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0730

Vendas@foxwater.com.br

https://www.foxwater.com.br/2/contato

QUER RECEBER NOSSAS PUBLICAÇÕES? DEIXE SEU CONTATO: