Usos da água na Indústria

A água é um produto bastante utilizado em processos industriais e fabricação, seja como parte do processo ou como ingrediente do produto final.

Temos erroneamente a ideia de que água potável além de ser ideal para consumo humano e animais domésticos também pode ser aplicada na indústria. Porem as características da água devem ser especificas para cada aplicação. 

Essas exigências são necessárias para não ter interferência das substâncias diluídas na água com os processos de fabricação e assim comprometer a qualidade do produto final.

A partir do ramo de atividade, do processo e do produto final é que são determinadas as características, a qualidade e o volume de água captada e consumida, além de determinar o tipo de efluente gerado após o uso.

É importante observar que uma mesma indústria pode utilizar e produzir vários tipos de água e efluentes. E é o porte da indústria, relacionado à sua capacidade de produção, que irá definir qual a quantidade de água adequada para cada uso.

Segundo Nordell, a água industrial deve:

- Ser abundante, de forma a atender às necessidades presentes e futuras;

- Estar disponível na vazão e pressão necessárias para atender às demandas de pico e proteger o local contra incêndios;

- Ter qualidade adequada para os diversos usos.

As finalidades de uso da água na Industria

 - Utilizada como fluído auxiliar.

- Como matéria prima.

- Na geração de energia.

- Utilizada como fluído de aquecimento e/ou resfriamento.

- Limpeza.

Demanda de Água pela indústria

O consumo de água na indústria, ou seja, a quantidade requerida pelas diversas atividades industriais, é influenciada por vários fatores: ramo de atividade, capacidade  de produção, condições climáticas da região, disponibilidade, método de produção, idade da instalação, cultura da empresa e comunidade local.

É recente o movimento que está crescendo no meio industrial de fazer uso racional da água, de forma que o seu consumo seja mais eficiente, principalmente em mercados e segmentos que mais necessitam dela na sua fabricação. E assim surgem conceitos de boas práticas ambientais na produção industrial, ou seja, um problema que é o alto consumo de água, é tratado como uma oportunidade fazendo uso sustentável e racional da água. Muitas o tratamento é feito para reuso em outros processos industriais ou mesmo como irrigação de plantas ou limpeza de áreas externas, assim além de reduzir o gasto com água também reduz gastos reutilizando.

A FOXWATER está presente no mercado a mais de 25 anos, atuando no mercado nacional e internacional de tratamento de água e efluentes industriais e domésticos. 

Possui profissionais especialistas, Tecnologias de última geração, Equipamentos automatizados, para tratamentos de efluentes como esgoto doméstico, esgoto industrial, chorume, água para reuso, desaguamento de lodo, descontaminação de águas subterrâneas, dessalinização e outros tipos de efluentes.

Para mais informações entre em contato com a FOXWATER, sempre temos um profissional pronto para atender você!

Telefone: (19) 3262-0730

Vendas@foxwater.com.br

https://www.foxwater.com.br/2/contato

QUER RECEBER NOSSAS PUBLICAÇÕES? DEIXE SEU CONTATO: